Blog

O papel da exaustão de ar em ambientes industriais e comerciais fechados

Manter a qualidade do ar dentro de um ambiente fechado é essencial, uma vez que garante a saúde e o bem-estar de todas as pessoas presentes no local. Seja em um estabelecimento comercial ou industrial, a eficiência da exaustão do ar é fundamental para evitar o desenvolvimento de problemas respiratórios e indisposições associadas a um ambiente muito abafado ou quente.

Em locais onde a troca de ar não é possível de forma natural, é fundamental investir em um sistema de exaustão de ar para manter a circulação de ar no ambiente empresarial ou industrial. Contudo, vale lembrar que esse sistema de circulação precisa estar sempre com a manutenção em dia.

Como trabalhar com a exaustão de ar mecânica?

Muitas pessoas imaginam que somente a instalação de um ar-condicionado já é o suficiente para deixar o ambiente ventilado. Porém, a realidade não é bem assim. A exaustão de ar para ambientes fechados tem a função de renovar o ar e torná-lo utilizável novamente, sem causar nenhum problema de saúde.

O funcionamento da exaustão de ar é bem simples: quando as pessoas respiram, o oxigênio é absorvido, e gás carbônico é despejado no ambiente. O gás, que é um ar quente, é extraído pelo exaustor e transporta esse gás quente para o lado de fora do ambiente fechado.

Além de fazer essa troca no lado interno, o sistema de exaustão faz o inverso: despeja o ar quente para fora do recinto, mas absorve o ar frio de fora do espaço e o projeta para dentro do ambiente. O ar frio pode ser sentido com mais intensidade se houver um público menor no ambiente fechado, mas quanto mais pessoas estiverem no local, maior será o trabalho do exaustor em realizar a troca.

Qual a importância do filtro de ar para a exaustão?

Diferentemente de um ventilador — que não realiza a segregação do que é bom para ser propagado no ar —, o exaustor de ar conta com a ajuda de filtros de ar, que são capazes de separar o ar puro de impurezas e outros vestígios nocivos à respiração. Isso evita doenças respiratórias, não causa desconforto, não deixa que odores inconvenientes transitem pelo espaço e até alivia o trabalho do exaustor na troca do ar. Como o ar quente é mais leve, a ferramenta filtra o ar frio com mais força e sem muito esforço.

No caso de indústrias, a distribuição do ar é bem mais proveitosa e eficiente por exaustão de ar do que com um simples ventilador. Trata-se, portanto, de uma ótima alternativa para deixar o ambiente bem climatizado e confortável.

Algumas observações devem ser vistas antes de realizar a exaustão de ar em ambientes fechados, são elas: quantidade de público no local, objetos ou materiais que nutrem com mais facilidade o ar frio, o tamanho do ambiente e outros detalhes que afetam a circulação e qualidade do ar dentro de um ambiente.

No Comments

Leave a reply

Nossa Filosofia

Nosso trabalho é baseado em um estudo técnico inicial , com cálculo da carga térmica da edificação e, a partir do conhecimento e levantamento das necessidades junto ao nosso cliente , estaremos elaborando as alternativas de solução e respectivos “pay back” de investimento.

Links Úteis

Contato

(11) 3593 - 9780

(11) 9 9993-5038

contato@hty.com.br

DUNS-SERTIFICADO

Dados do mapa
Dados cartográficos ©2019 Google
Dados do mapaDados cartográficos ©2019 Google
Dados cartográficos ©2019 Google